terça-feira, 5 de outubro de 2010

HISTÓRIA DE WENCESLAU GUIMARÃES

WENCESLAU GUIMARÃES

INFORMAÇÕES GEOHISTÓRICAS
 De acordo com o mito corrente de fundação do município de Wenceslau Guimarães o inicio se deu com a abertura feita na mata pela família Carvalho, que ficou conhecida como os primeiros habitantes desta terra, e que aqui construíram suas casas e começaram a trabalhar na agricultura. Assim atraíram outros futuros habitantes, formando um pequeno povoado que passou a ser chamado de Laje do Rio das Almas e integrava o município de Nilo Peçanha.
Seu desenvolvimento progressivo fez crescer no povoado o desejo de emancipação por volta do ano de 1961, tarefa não muito fácil já que contava com a resistência da administração do município de Nilo Peçanha, que não se conformava com a possibilidade de perder valiosa fonte de arrecadação e um verdadeiro patrimônio. A antiga Laje do Rio das Almas tinha por zona Indaiá (atual Povoado de Palmeira).
Na liderança do movimento emancipatório encontravam-se vários cidadãos radicados e filhos da terra, como o Sr. Plínio José da Silva, então funcionário da prefeitura de Nilo Peçanha, também administrador da região, que ostentava a bandeira da emancipação. Com o apoio do deputado estadual Dr. Nelson David Ribeiro em 19 de julho de 1962, o distrito de Lage do Rio das Almas foi desmembrado do município de Nilo Peçanha. Passou a ser denominado Wenceslau Guimarães originado do nome de um ex-senador e tio do vereador Carmilton Guimarães, como forma de homenagear o citado vereador por intermédio da lei estadual nº. 1.728, sendo instalado em 07/04/1963 cidade, sede do município de igual nome.
Recebeu a denominação de Indaiá pelo decreto estadual nº. 11.089 de 30/11/1938, e de Wenceslau Guimarães pela lei estadual nº. 1.728 de 1962, que criou o município.
O município de Wenceslau Guimarães está situado na Zona Fisiográfica cacaueira, limitando-se com os municípios de Nilo Peçanha, Gandu, Ibirataia, Apuarema, Jaguaquara, Itaquara, Ubaíra, Itamari, Cravolândia e Teolandia. Em meado de 1989 o município perdeu uma pequena parte de suas terras, 80 km2, para o município de Filanézia, atual Apuarema. A sede do município é caracterizada por 13° 41’ de latitude sul e 39° 35’ de longitude oeste. Dista da capital, em linha reta 143 km² e via BR 101 e BR 324, 283 km²; está a 600m de altitude acima do nível do mar, tem a extensão territorial de 617 km², com uma população de 23.985 habitantes (IBGE 2007) e 10.070 de eleitores, segundo o Cartório Eleitoral (2008).
O clima de Wenceslau Guimarães é quente e úmido, com uma média anual de precipitação pluviométrica em torno de 900 a 1000 mm e uma temperatura média anual de 25, 3°. O período mais chuvoso do ano concentra-se entre abril a outubro.
Por Wenceslau Guimarães está situada na região cacaueira, a cultura do cacau se constitui na principal riqueza do município, seguida de outros cultivos como: banana  (maior produtor individual do Brasil), mandioca, café, cravo-da-índia, seringueira e outras frutas produzidas em menor escala, além do comércio de produtos pecuários. 
Em 1985 foram registrados no município 1.207 estabelecimentos agropecuários (2001/INCRA), sendo alguns destes de grande expansão territorial. O município possui ainda pequenas indústrias de diversos ramos como: carpintaria, olaria, serraria, artesanato em couro, corte e costura vassoura, casa-de-farinha, padaria, etc. Há também oficinas mecânicas e eletrônicas, lojas de confecções, materiais de construções e agrícolas, eletroeletrônicos, e outros. Conta ainda com uma agência do Banco Brasil.
O município é banhado pelo Rio das Almas, que nasce na lagoa Santa, localizada na região do Rumo Perdido. Seus afluentes são: Rio Santa Luzia, Daramão, Rio Penedo, Rio Paciência, Samambaia, Tabocas, Rio Gandu, Riacho da Barra e Rio Palmeira. O Rio das Almas encontra-se com Rio Preto, por quem também é banhado, no município de Nilo Peçanha, onde desemboca no mar.
O Rio Preto, aqui citado, é oriundo de três rios: um que nasce no município de Jaguaquara; outro em Ubaíra; e o Rio Piabanha, que nasce na região de Novo Horizonte, formando assim o Rio Preto, no Povoado de Três Braços e recebe água de alguns riachos do município. As principais serras e áreas de lazer do município de Wenceslau Guimarães são: Serra Grande na região de Nova Esperança, Serra do Azeitão na região de Daramão, Serra da Cipia na região do Putumuju, Pedra de Zeca na região do Rumo Perdido, Pedra do Sino na região da Fazenda Aurora, Pedra Lago Encantado na região do São João, Área verde da Barra, Ilha Bela na região da Cebola, Cachoeira de Dinho região da Cebola, Recanto de Palmeira. Conta ainda com uma reserva ecológica tombada pela UNESCO, situada a 2 Km do povoado de Nova Esperança e possui cerca de 1.900 hectares de área florestal e distante 57 Km da sede do município.  Os principais povoados e vilas do município são: Povoado de Cocão (distancia da sede 26 km), Povoado de Nova Esperança (distancia da sede 40 km), Povoado de Daramão (distancia da sede 44 km), Povoado Rio Preto (distancia da sede 11 km), Povoado do Alto do Paulo Bispo (distancia da sede 19 km), Povoado da Sarilândia (distancia da sede 08 km), Povoado de Palmeira (distancia da sede 20 km) e a Vila Tancredo Neves (distancia da sede 35 km).

4 comentários:

  1. ola boa noite
    sou neto de carmiltom Guimarães ,e ele não era vereador e sim prefeito da cidade de nilo pecanha .e ele não homenageou o tio e sim o avo !
    fica o registro
    joao paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...e eu sou o pai de João Paulo e filho de Carmilton que foi, sim, vereador e depois prefeito de Nilo Peçanha.

      Excluir
  2. Essa história muito me interessa.sou casada com Celso Jorge Guimarães irmão de D.Carmilton.

    ResponderExcluir